terça-feira, setembro 28, 2010

Notícias de Vila Real: PSD de Murça Alerta para Provável Fim das Consultas de Urgência

Partilhar
No passado mês de Julho, os vereados eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD), manifestaram a sua preocupação com o futuro do Centro de Saúde de Murça e suas extensões de Candedo, Fiolhoso e Jou. Em Reunião de Câmara os vereados do PSD tiveram a oportunidade de alertar o presidente da Câmara, João Teixeira, e o restante executivo, José Maria e Eduardo Lopes, para a possibilidade do horário de funcionamento do Centro de Saúde poder vir a ser reduzido significativamente, com a agravante de deixarem de ser feitas consultas de urgência (consulta aberta). Adicionalmente, encerrariam as consultas médicas pelo menos nas extensões de saúde de Fiolhoso e Jou, sendo retirado um médico ao concelho.

João Teixeira disse desconhecer tais intenções. Infelizmente, passados poucos meses, os receios do PSD em Murça parecem concretizar-se. Embora ainda não haja conhecimento oficial, tudo indica que o Governo socialista liderado por José Sócrates já terá tomado a decisão de a partir de Outubro reduzir o horário de funcionamento do Centro de Saúde e de acabar com as consultas de urgência, obrigando-nos a ir para Vila Real.

Ficando ainda por esclarecer quais as extensões de saúde nas freguesias que vão encerrar, com a forte possibilidade de virem a encerrar todas. Trata-se de mais uma facada nos utentes de saúde do Concelho de Murça depois do encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) em finais de 2007. O presidente da Câmara, João Teixeira, e o vice-presidente, José Maria, aceitam, mais uma vez, uma medida que prejudica gravemente o concelho.
Será que por morarem em Mirandela e Chaves, a escassos metros do Hospital, não sentem as dificuldades da mesma forma que nós que moramos no concelho de Murça? Será por isso que não defendem os interesses da população? Não se compreende ainda a passividade e indiferença do Vereador Eduardo Lopes. Mora em Murça, mas nem isso o faz contestar esta situação. Mais, também como Presidente da Concelhia do PS de Murça teria essa obrigação.

Nenhum deles se parece importar e muito menos querem incomodar os Socialistas de Lisboa que à distância encerram o que querem por aqui, contanto com o compadrio dos responsáveis locais. O PSD, uma vez mais, não aceita medidas que prejudicam irremediavelmente os murcenses. Tornam-nos mais pobres relativamente aos concelhos vizinhos e às grandes cidades. As pessoas do Concelho de Murça compreendem que têm de ser tomadas medidas por todo o país para que se reduza a despesa, mas os custos com a saúde e educação não são uma mera despesa.

Nós já contribuímos o suficiente. Já nos encerraram o atendimento nocturno no Centro de Saúde e preparam-se para encerrar todas as restantes escolas primárias do concelho. Está na altura de pedir sacrifícios a outros. Não podemos deixar que o Partido Socialista (PS), que faz do Serviço Nacional de Saúde (SNS) o seu cavalo de batalha, o destruam encerrando os seus serviços por todo o interior do país.

O PSD não tem qualquer dúvida em apontar o dedo aos responsáveis da Câmara Municipal e do PS, e afirma que tudo fará para que estas medidas venham a ter o menor impacto nos serviços de saúde prestados à população do concelho e que irá fazer tudo que estiver ao seu alcance para que não soframos mais, especialmente os mais dependentes e os idosos.

0 comentários: