sexta-feira, outubro 01, 2010

Reunião de Câmara: 01 de Outubro de 2010

Partilhar Pedido de Esclarecimento: Centro de Saúde

No passado mês de Julho, os vereados do PSD, manifestaram a sua preocupação com o futuro do Centro de Saúde de Murça e suas extensões de Candedo, Fiolhoso e Jou. Em Reunião de Câmara do dia 02 de Julho de 2010, os vereados do PSD tiveram a oportunidade de alertar o Presidente da Câmara, João Teixeira, e o restante executivo, José Maria e Eduardo Lopes, para a possibilidade do horário de funcionamento do Centro de Saúde poder vir a ser reduzido significativamente, com a agravante de deixarem de ser feitas consultas de urgência (Consulta Aberta). Adicionalmente, encerrariam as consultas médicas pelo menos nas extensões de saúde de Fiolhoso e Jou, sendo retirado um médico ao concelho.
Infelizmente, passados poucos meses, os receios dos vereadores do PSD parecem concretizar-se. Embora ainda não tenha conhecimento oficial, tudo indica que o Governo socialista liderado por José Sócrates já terá tomado a decisão de a partir de hoje, dia 01 de Outubro de 2010, reduzir o horário de funcionamento do Centro de Saúde e de acabar com a Consulta Aberta, obrigando-nos a ir para Vila Real. Ficando ainda por esclarecer quais as extensões de saúde nas freguesias que vão encerrar, com a forte possibilidade de virem a encerrar todas.

A confirmar-se, trata-se de mais uma facada nos utentes de saúde do Concelho de Murça depois do encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) em finais de 2007.

Venho, uma vez mais, em Reunião de Câmara afirmar que não compactuo com medidas que prejudicam irremediavelmente os murcenses. Tornam-nos mais pobres relativamente aos concelhos vizinhos e às grandes cidades. As pessoas do Concelho de Murça compreendem que têm de ser tomadas medidas por todo o país para que se reduza a despesa, mas os custos com a saúde e educação não são uma mera despesa. Nós já contribuímos o suficiente. Já nos encerraram o atendimento nocturno no Centro de Saúde e preparam-se para encerrar todas as restantes escolas primárias do concelho.

Não vamos permitir que o Partido Socialista (PS), que faz do Serviço Nacional de Saúde (SNS) o seu cavalo de batalha, o destrua encerrando os seus serviços por todo o interior do país. O PS não pode ser aos sábados e domingos o maior defensor do SNS e de segunda a sexta-feira o principal contribuidor para a sua destruição.

Por tudo isto, e na ausência até este momento de uma confirmação oficial, venho solicitar ao Sr. Presidente da Câmara que informe sobre o ponto de situação actual relativamente ao Centro de Saúde de Murça e suas extensões. Solicito também que informe sobre as medidas que, desde Julho quando os vereadores do PSD alertaram para o assunto, o Sr. Presidente adoptou para contrariar ou minimizar o impacto desta reforma.


O Vereador do PSD
Pedro Barroso Magalhães

0 comentários: